sábado, 30 de dezembro de 2017

Uma menina está perdida no seu século à procura do pai


Posso dizer que em termos de leituras termino muito bem o ano. Melhor seria difícil, muito difícil.
A primeira de duas leituras: Gonçalo M. Tavares, Uma menina está perdida no seu século à procura do pai.
A ilusão é, por vezes, uma boa guia. Hanna é uma menina com trissomia 21. Marius encontra Hanna na rua. Sozinha. Ninguém. Procuram o pai. Ninguém.
Convenci-me. Convenci-me que o livro era mesmo sobre a menina. Sobre essa condição de deficiência. Sobre encontrar seu pai. É fácil. Muito fácil pensá-lo. Mas não. Lemos o livro. Conhecemos Marius. Conhecemos Hanna. Conhecemos outros.
E.
No fim.
Muito me posso enganar, mas o livro é sobre Marius, aquele que nos representa. É sobre nós, os normais, ou assim pensamos.
Sempre disse que um bom livro nos faz pensar. Certamente este é um deles.
 
Alguns excertos de texto em Uma menina está perdida no seu século à procura do pai, Porto Editora, 2014, Gonçalo M. Tavares:

Hanna tinha uma pequena caixa. (...) Marius abriu a caixa.
Eram fichas. Em cada uma delas no topo a indicação, numa letra minúscula, APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.
Cada ficha tinha um tópico e, depois, um conjunto de passos, actividades ou questões (...)
«HIGIENE», «6 - Limpar a baba, 7 - Lavar as mãos, 8 - Lavar a cara; «Saúde e Segurança», «1 - INDICAR A PARTE DO CORPO QUE DOÍ». Marius pensou em como isto era difícil, não apenas para um deficiente mental, mas para todos os seres humanos, todos os seres vivos - «indicar a parte do corpo que doí». Naquele momento, por exemplo, havia nele, Marius, uma dor não física, um claro incómodo;"

"Numa das fichas lia-se «Meta B: andar na rua», pois sim, eis que ali estava, Hanna, sozinha na rua. O primeiro passo: «ANDAR PELOS PASSEIOS»

«12 - DESENROSCAR TAMPAS DE FRASCOS»

«2 - SORRIR OU VOCALIZAR EM RESPOSTA À PRESENÇA DE UMA PESSOA OU SITUAÇÃO AGRADÁVEL»

« RECONHECER SINAIS INDICADORES DE PERIGO»

«ORIENTAR-SE ESPACIAL E TEMPORARIAMENTE»

"Marius sentia uma curiosidade enorme, sentia que aquele curso também era para ele."

Fried:
“– Fazemos cartazes que depois colamos nas paredes (…) Se fizéssemos um cálculo do ritmo a que antes se caminhava pelas cidades e comparássemos com a velocidade actual concluiríamos que as pernas acompanham a evolução técnica: está tudo mais rápido e as pernas não são excepção; e é por causa desta velocidade que os cartazes são indispensáveis, e bons cartazes, boas imagens, boas frases, são elas que obrigam a parar, a parar durante algum tempo (…)"

"(…) a memória está mais ligada ao bom observador no espaço do que ao bom observador no tempo, o ritmo do passo aumentou muito mas a imobilidade é que é importante. Não podemos observar enquanto fugimos."
 
«HIGIENE, MOTRICIDADE FINA, REAGIR A ESTÍMULOS TÁCTILO-CINESTÉSICOS». Eu por vezes ainda não sei isto, disse Fried: a melhor maneira de reagir a um soco é outro soco, outras vezes é fingir que não se tem força para responder, «ADQUIRIR HÁBITOS À MESA, REAGIR A INSTRUÇÕES GESTUAIS E VERBAIS, REAGIR À SEXUALIDADE DE MODO SOCIALMENTE ACEITÁVEL, REALIZAR TRABALHOS COM MATÉRIAS METÁLICAS, TRATAR DE ANIMAIS,  e esta esta a seguir, sim, é difícil, quantos de nós conseguiremos?; e Fried leu: «OCUPAR OS SEUS TEMPOS LIVRES DE MANEIRA ADEQUADA», você consegue fazer isto, perguntou-me Fried, e eu sorri com a pergunta, e sim, claro, aquele método de aprendizagem e educação de pessoas com deficiência mental fazia-me pensar em quantos de nós não teriam um qualquer problema, bem mais leve, é certo, mas quantos de nós, por exemplo, saberíamos «OCUPAR OS TEMPOS LIVRES DE MANEIRA ADEQUADA»?

“Avançámos. Todos os quartos tinham uma placa metálica, ligeiramente acima do olho de vigia, com o nome (…) o nosso era AUSCHWITZ.”
“(…) Marius abre a porta, roda a maçaneta para a esquerda, um olhar rápido nas últimas letras WITZ (..)

*nota:    Traduzido do alemão "witz" significa "piada".

Pesquisar neste blogue

Contador

O tempo

Esperar, como todos sabemos, demora tempo a passar. Quando me sentei naquele banco de jardim não tinha qualquer intenção de pensar o que aca...

Popular Posts

Blog Archive

Acerca de mim

Simplesmente, alguém que gosta de ler e escrever...