sexta-feira, 9 de março de 2012

O Silêncio

Não vale a pena sem o silêncio. É que no silêncio estão contidas todas as palavras e as não-palavras. E as não-palavras dizem muito mais que todas as palavras. As palavras são inconsequentes, o silêncio não. Primeiro é o respeito, depois a compreensão. E depois da compreensão é um olhar cúmplice. A cumplicidade. E depois volta o silêncio. Porquê as palavras?  Para dizerem o que sabemos? Porque, se as disserrmos riscamos o som mágico que está para além das palavras, que está para além do respeito e da compreensão e, que só o silêncio conhece. Sem ele não vale a pena. Mas, um dia tem de chegar uma palavra. Sim, porque não se vive do silêncio, vive-se das palavras. É por isso que o silêncio é tão bom. Porque ausentasse-nos a imposição de viver.

E por um bocado distraio-me. Distraio-me porque no silêncio encontro todos os sons do mundo e que as palavras não deixam ouvir. E ai encontro todos os sons dentro de mim. E ai encontram todos os sons dentro de mim. E ai encontro todos os sons dentro de ti. É assim o meu silêncio, e o vosso? O som do meu silêncio é verdadeiro, é puro, e não há nenhum silêncio igual ao meu, igual ao teu, porque o silêncio vem sempre e, sempre só de dentro de nós. As palavras vêm sempre depois do silêncio. Ou pelo menos, deviam vir. Porque só depois de sabermos que entendem o nosso silêncio, saberemos que perceberão as nossas palavras. E o contrário não é verdade. Porque, por quantas mais palavras expliquemos o nosso silêncio, a linguagem do silêncio não é, só, as palavras. Por isso é impossível compreender o silêncio por palavras. Mas como no silêncio estão todas as palavras e as não-palavras, depois do silêncio, e só então, podemos compreender as palavras, e muito mais que só palavras. E então percebemos tudo o que o mundo nos está a tentar dizer. E então percebemos tudo de nós. E então percebemos tudo dos outros. Só podemos conhecer alguém se conhecermos o seu silêncio. É assim que sabemos que podemos confiar em alguém, quando o seu silêncio não incomoda, quando o nosso silêncio não incomoda.

Primeiro é o respeito, depois a compreensão. E depois da compreensão é um olhar cúmplice. A cumplicidade. Que mais vos posso dizer sobre o silêncio? Não há muito mais. Esgotei as palavras. Porque, por quantas mais palavras expliquemos o nosso silêncio, a linguagem do silêncio não é, só, as palavras. Por isso é impossível compreender o silêncio por palavras. E depois do  silêncio Depois do silêncio vem tudo. Não vale a pena sem o silêncio. 

Pesquisar neste blogue

Contador

O tempo

Esperar, como todos sabemos, demora tempo a passar. Quando me sentei naquele banco de jardim não tinha qualquer intenção de pensar o que aca...

Popular Posts

Blog Archive

Acerca de mim

Simplesmente, alguém que gosta de ler e escrever...